Avenida Central

Presidente da Câmara reagiu à Petição pelo Eléctrico

| Partilhar
O blog Para Quando a Nossa Revolução avança que Mesquita Machado reagiu hoje à Petição Pelo Regresso do Eléctrico a Braga considerando-a como um proposta "interessante" e "uma ideia a amadurecer". Segundo, Pedro Antunes, o Presidente da Câmara «mostrou-se "disponível" para reunir com o autor da petição, Pedro Morgado, até porque "apreciou a proposta deste grupo de cidadãos" que se insere naquilo que "a câmara quer fazer com o orçamento participativo"».

Mesquita Machado citou o exemplo de Wuppertal, uma cidade alemã em que existe um sistema de transportes em monocarril suspenso. É uma hipótese a considerar que apresenta algumas vantagens relativamente ao eléctrico, mas que tem um impacto visual muito negativo. Um assunto a que voltaremos brevemente.

Por aqui, saudamos a abertura de Mesquita Machado e, após o encerramento da recolha de assinaturas, pediremos uma audiência ao senhor Presidente da Câmara para lhe apresentarmos as nossas ideias. É preciso passar das intenções aos actos e avançar com um estudo de viabilidade das várias opções que estão sobre a mesa, tendo sempre em conta a criação de um sistema de transportes que vá para além da cidade de Braga, abrangendo também, numa primeira fase, a ligação sobre carris a Guimarães.

21 comentários:

  1. E bota impacto visual negativo nisso! Não gostei da sugestão do Wuppertal. A ser essa a ideia a seguir o projecto morre em Braga, nunca terá pernas para expandir paras as outras cidades, como Guimarães.

    ResponderEliminar
  2. Estive para aqui a bisbilhotar na internet. Isso instalado nas ruas de Braga aumentaria drasticamente, ainda mais, a claustrofobia que se sente em Braga.

    ResponderEliminar
  3. Olá César,

    Concordo contigo e parece-me que isso não resolvia a questão essencial: ALIVIAR O CENTRO DO TRÂNSITO AUTOMÓVEL.

    Se a solução fosse vatajosa certamente que já teria sido seguida noutras cidades europeias. O exemplo de Bordéus continua a ser o meu preferido.

    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Qual vai ser a tua percentagem no negócio Pedro? Vai pensando nisso pois o mesquita já deve estar a falar com o névoa e o veloso para acertarem as comissões de todos. Por isso, no te deixes ficar para trás. Eu nunca pediria menos de 5%...

    ResponderEliminar
  5. Pois eu acho que não só é visualmente agradável como também é muito mais agradável que um eléctrico!

    Mas também acho que nunca na sua vida será construído em Braga. Mas eu também nem sequer acho que Braga precise de um eléctrico.

    ResponderEliminar
  6. Não concordo com o comentário anterior. O impacto visual deste monocarril suspenso é horrível, terrível, desagradável.

    De facto, pelo que li, o projecto desse monocerril já é antigo e não foi seguido em nenhum sítio...

    Braga precisa do eléctrico e muito.

    ResponderEliminar
  7. Eu sugeria o Maglev entre Guimarães e Braga, com uma perninha até ao Arco...

    ResponderEliminar
  8. É uma óptima notícia, embora não seja certo que frutifique na prática. Ainda assim registo os meus parabéns.
    Abraço

    ResponderEliminar
  9. Continua com essas boas ideias, pode ser que algo mude para melhor.Fica bem.abraço

    ResponderEliminar
  10. Deixar aqui os parabéns por esta vitória mas não esquecer que este é um pequeno passo dos muitos que faltam dar.
    A ideia parecer ter ""eléctrico" para andar" mas vamos aguardar pelos contactos da câmara e desejar que tudo corra pelo melhor.

    Um aparte ao anónimo: Interpreto o seu comentário como uma ironia à corrupção camarária e achei imensa piada mas era preferível que se identificasse já que este pode ser lido com segundas intenções (reforço aqui que não acho que foi essa a leitura que pretendia que fosse dada ao texto)

    ResponderEliminar
  11. Na minha opinião a ideia do monocarril suspenso é má, e para isso mais vale ficar como está. Ia tornar Braga uma cidade ainda mais fechada.

    Quanto ao eléctrico, que avance a ideia, e que deixe de ser uma ideia, para passar a ser um projecto e depois uma realidade.

    ResponderEliminar
  12. Pedro, parabens pela iniciativa !
    Com tantos posts e comentarios, certamente ja se falou nisso,mas, se a ideia é unir estaçao do comboios,a UM e dai Bom Jesus, qual a sugestao para a passagem no centro da cidade?

    ResponderEliminar
  13. É de notar que o sistema existe desde 1901. Talvez daí o tal impacto negativo. Hoje em dia fariam, certamente, algo mais 'light'. Mas como se disse, é uma hipótese, como há outras.

    ResponderEliminar
  14. Um paço importante foi dado por todos nos que participou nesta petição. Reflecte que a união dos cidadãos da nossa cidade por uma causa pode ter impacto nos meios de decisão.
    No que se refere ao impacto negativo do eléctrico, demonstra já a vontade de MM no que se refere a instalação de uma linha de eléctrico em Braga (que é nenhuma). Em relação á sugestão dada pelo MM está á altura dele…

    O importante para a cidade era ter um sistema misto de transporte (eléctrico no centro urbano da cidade com função turística \transporte e um metro de superfície que ligasse a cidade aos subúrbios, Guimarães, Barcelos, Vila Verde com passagem por Prado… num futuro ligar a Povoa de Lanhoso) que circulasse nos mesmos carris (penso ser possível).

    De todas as formas estamos de parabéns todos aqueles que ajudaram esta petição ter visibilidade no geral. Continuemos para ajudar Braga a ser uma “Grande” cidade.

    ResponderEliminar
  15. Peço desculpa pelo paço no inicio…
    Correcção: passo.

    ResponderEliminar
  16. O que o Presidente da Câmara de Braga disse aos jornalistas, relativamente a Wuppertal, foi simplesmente o seguinte: recordo-me de há uns anos largos atrás ter ido a uma cidade alemã, Wuppertal, que, em vez do nosso sistema, utilizava um carril suspenso, seguindo o trajecto do rio que atravessava a cidade. Até lhe chamavam "o avião dos pobres". Para que não se fuja à verdade dos factos, Mesquita Machado não fez neste contexto nenhuma sugestão, a não ser a de ter manifestado vontade em abordar o assunto com os autores da petição.

    ResponderEliminar
  17. Caro João Machado,

    Não estive na Conferência de Imprensa. Sei que o Presidente da Câmara referiu esse exemplo. E é isso mesmo que eu escrevo.

    Quanto à abertura para discutir já o dissemos e repetimos: é muito positiva.

    ResponderEliminar
  18. Não querendo destruir todo o ímpeto a rodear a questão do eléctrico, mas acho que toda a gente sabe e compreende que se isto for para a frente, vão haver milhares (ou mais) de pessoas que ainda assim vão achar que ou é despesa desnecessária, ou que fica mal, ou que o que era preciso eram tascas badalhocas, ou que precisavam de uma casa porque estar a receber rendimento mínimo não dá para limpar a deles, etc, etc, etc....
    Vivemos muito sinceramente num país onde muita gente é mal agradecida e comodista, ao menos que existam mais empreendedores que compensem essa falta.
    Parabéns Pedro pela iniciativa, é realmente algo muito positivo mesmo que não dê em nada.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  19. É positivo. Tive a oportunidade de ouvir a notícia aqui referida.

    Esta solução do monocarril é feia, apenas isso.

    Já que falam na ligação a Guimarães, que acho óptima ideia, pois retiraria muitos carros de circulação, pensem na ligação ao litoral. A Esposende/Ofir, passando por Barcelos.

    Braga estaria ligada à praia, sendo um incentivo aos turistas e ao escape dos cidadãos de braga, que veriam assim uma hipótese rápida e ecológica de tomar uma banhoca!

    Abraço

    ResponderEliminar
  20. espero que esse eléctrico passe na Rua Bernardino Machado...

    ResponderEliminar

Antes de comentar leia sobre a nossa Política de Comentários.

"Mi vida en tus manos", um filme de Nuno Beato

Pesquisar no Avenida Central




Subscreva os Nossos Conteúdos
por Correio Electrónico


Contadores