Avenida Central

Cancro e Ambiente

| Partilhar
O diário espanhol El País divulga alguns dados do Atlas Oncológico que foi apresentado em Espanha, fazendo o retrato daquele país em termos de incidência e mortalidade dos principais tipos de cancro. Tal como seria de esperar, é possível estabelecer múltiplas relações entre factores ambientais e o desenvolvimento de neoplasias.

Do estudo, ressaltam duas conclusões com particular interesse para a nossa região. Em primeiro lugar, o reforço da associação entre o cancro do estômago e a dieta da Região de Castela e Leão poderá ser reproductível para o Minho, uma região em que se verificam altas incidências deste tipo de cancro. Em segundo lugar, verifica-se que na Galiza, tal como no Minho, se encontram as maiores incidências de cancro da tiróide [na imagem: incidência do cancro da tiróide, por concelho, entre 1989 e 1998]. A continuidade geográfica sugere tratar-se de um fenómeno comum às duas regiões separadas politicamente e relacionado com a incidência elevada de bócio, uma patologia benigna da tiróide.

Este Atlas Oncológico surge alguns dias depois de ter sido anunciado que o grupo de trabalho nomeado pelo Governo para avaliar os impactos da exposição a radiações electromagnéticas conlcuiu que existem riscos para a saúde e que esses riscos dependem do grau e do tempo de exposição. Os resultados não surpreendem, uma vez que as radiações electromagnéticas surgem classicamente associadas com o desenvolvimento de alguns tipos de neoplasias [vide Harrison's Principles of Internal Medicine, 16th ed]. Assim, mesmo sem consenso científico sobre a magnitude desta relação de causalidade, parece-me sensato o desenvolvimento de estratégias de planeamento das redes de alta tensão e de telefones móveis, por forma a evitar a exposição das populações a quantidades elevadas de radições.

A melhor forma de tratar o cancro continua a ser prevenção da sua ocorrência.

1 comentário:

  1. Pedro, haverá mapas equivalentes para Portugal ?

    Quetal republicar este post no Norteamos referindo a questão do Radon e leucemia/benzeno em Leça da Palmeira ?

    Abraços

    ResponderEliminar

Antes de comentar leia sobre a nossa Política de Comentários.

"Mi vida en tus manos", um filme de Nuno Beato

Pesquisar no Avenida Central




Subscreva os Nossos Conteúdos
por Correio Electrónico


Contadores