Avenida Central

Medicina Interna: Aposta na especialidade pouparia milhões

| Partilhar
Segundo o Diário Digital

O aumento do número de clínicos de medicina interna nos hospitais pode representar uma poupança de milhões de euros, mas os serviços de saúde contam com cada vez menos internistas, revela um estudo da Universidade Nova de Lisboa.
De acordo com o trabalho de investigação do economista Pedro Pita Barros, que será apresentado quarta-feira durante o 6º Congresso Europeu de Medicina Interna, o Serviço Nacional de Saúde pode poupar cerca de 32 milhões de euros mantendo o mesmo número de médicos, mas reforçando a percentagem de internistas.

Os resultados deste estudo não me parecem propriamente surpreendentes. O Internista é, por excelência, o médico da integração, isto é, aquele que está cientificamente melhor preparado para avaliar o doente por inteiro e integrar as consequências que as patologias dos vários sistemas têm naquele doente em específico.

2 comentários:

  1. Dado o aumento das vagas para o internato nessa especialidade, a situação provavelmente deve inverter-se.

    ResponderEliminar
  2. Se fossem criados incentivos para as especialidades de Medicina Interna e Clinica Geral talvez o governo conseguisse poupar uns milhões. Pois assim talvez os internos não fizessem novamente o exame para mudar de especialidade...

    De certo modo uma atitude semelhante à que a inglaterra teve, quando verificou a falta de GP's aumentou-lhes o salário.

    ResponderEliminar

Antes de comentar leia sobre a nossa Política de Comentários.

"Mi vida en tus manos", um filme de Nuno Beato

Pesquisar no Avenida Central




Subscreva os Nossos Conteúdos
por Correio Electrónico


Contadores