Avenida Central

Liberdade de Expressão

| Partilhar
Durante o último jogo do Braga, a Polícia de Segurança Pública perseguiu vários adeptos que exibiam uma faixa que dizia: "Arbitragem em Portugal. Vergonha." Não se tratando de uma frase ofensiva não se compreende tal atitude. A não ser que alguém pretenda que os adeptos sejam meros fantoches sem opinião.

Após uma primeira tentativa para retirar a faixa aos seus proprietários, a polícia foi brindada com um coro de assobios. A faixa percorreu toda a bancada de associados do Sporting de Braga e acabou por ser exibida por uma das claques. A letra da revolta bracarense foi, finalmente, silenciada pela Polícia de Segurança Pública.

No futebol não há liberdade de expressão e a Constituição da República é letra morta. Aguardam-se reacções das entidades competentes. Ou a liberdade de expressão é um mero detalhe?

14 comentários:

  1. Espero que os culpados sejam julgados. Não se pode atentar ao baluarte da constituição Portuguesa!

    ResponderEliminar
  2. Eu penso como vocês, acho que o que aconteceu é grave e é um atentado à liberdade de expressão. Mas, sinceramente, não acredito que alguém pague pelo que fez. É uma vergonha.

    ResponderEliminar
  3. O jogo foi disputado antes do 25 de Abril.
    Para muita gente o 25 de Abril ainda não aconteceu. É por isso que temos todos de lutar para que este culto da ignorância que grassa na sociedade portuguesa não continue a dar abrigo a estas atitudes FASCISTAS.
    O que o árbitro fez, ao fim e ao cabo, acabou por contribuir para a divulgação da própria mensagem que, doutra forma, passaria quase despercebida. Mas não é isso que está em causa. o que está em causa é o atentado pacóvio e salazarento à liberdade e à própria democracia.
    Culpo, por isso, o árbitro mas também a polícia que, neste caso, não tinho obrigação nenhuma de atender ao pedido do árbitro.

    ResponderEliminar
  4. Portugal COMO SEMPRE É O PIOR EM TUDO.
    É uma vergonha o que se tem assistido em Portugal nos ultimos anos, estamos cada vez pior, caminhamos de cavalo para burro enquanto os outros melhoram.
    Em Portugal cada vez ha menos liberdade de expressão. Aconteceu no futebol com o Braga, aconteceu na politica com os membros do PNR, FN e conferencia que eles queriam dar, que foi cancelada. Enfim é uma serie de coisas que vem acontecendo que estao a acabar com a liberdade de expressao.

    Bem sei que muitos nao gostam dos nazis, mas é lamentavel que nao haja liberdade de expressao, como no resto da europa.
    No resto da Europa esses partidos tem liberdade de expressao. E nao nos esqueçamos que esses partidos nao sao o diabo como a comunicaçao social pinta, eles so sao contra a imigraçao e defendem a preservaçao dos povos nativos, defendem a nossa identidade. Nao querem andar a matar pessoas e a fazer mais holocaustos como dizem.

    Mas enfim, estou a ver que a liberdade de expressao ja passou da politica para o futebol. Isto cada vez ta pior.

    É por isso que é cada vez mais urgente a separaçao do norte, porque estes mouros cada vez mais fodem o nosso pais de todas as maneiras.
    Bem é melhor calar-me se nao ainda vou eu pa choça ja que nao ha liberdade de expressao para dizer que defendo a independencia

    ResponderEliminar
  5. Concordo em absoluto com o cardoso. Estamos a viver uma época em que o descrédito da democracia está a conduzir à cegueira.

    ResponderEliminar
  6. Um estádio não se pode considerar um espaço público, certo?... acho aceitável que sejam impostas limitações à liberdade de expressão em tais sítios... penso eu, pelo menos numa primeira análise...

    ResponderEliminar
  7. Caro Zé Pedro,

    O Estádio não é um local público mas um jogo do Campeonato Nacional de Futebol é um evento público e está sujeito a regras. Por isso é que os clubes nao podem proibir os órgãos de comunicação social de estar presentes (se fosse privado, teriam o direito de convidar os jornais que quisessem e deixar outros à porta).

    ResponderEliminar
  8. A questão, Pedro, é esta: em que é que se terá baseado o árbitro para tomar tal decisão? Qual a sua base legal?
    Por outro lado, até que ponto a polícia tem obrigação de aceder a tal "pedido"? Ou por outras palavras, que autoridade tem o árbitro sobre a autoridade polícial?
    Será que me podes esclerecer principalmente a primeira questão?

    ResponderEliminar
  9. ... regras essas que não invalidam o controlo de expressão, suponho. O exemplo que dás é bastante distinto do da limitação da liberdade de expressão...

    ResponderEliminar
  10. Ah, e só agora é que vi aquele comentário a dizer que no resto da europa há liberdade de expressão para nazis: meu caro, ao menos Portugal não proíbe a negação do Holocausto, tal como a Austria, Bélgica, República Checa, França, Alemanha, Israel, Itália, Lituânia, Polónia, Roménia, Eslováquia e Suíça.

    ResponderEliminar
  11. Caro Cardoso,

    Não tenho respostas para essas perguntas... Não sei quem mandou nem porque mandou.

    Só sei que a Direcção do Clube tem que tomar medidas.

    ResponderEliminar
  12. Pois, quem devia fazer essas perguntas era a Direcção. Mas, amis uma vez, vamos poder esperar sentados. A não ser que intervenha para criticar os adeptos.

    ResponderEliminar
  13. gostava de ver que fariam se o arbitro tivesse nas costas "adeptos em Portugal.Vergonha"...nunca estao bem com nada...

    ResponderEliminar
  14. se muitos de voces nao viveram antes do 25 de Abril de 1974 e so ouvem dizer o que se passava dantes,como podem falar em querer liberdade de expressao,se tal nunca vos foi negada??palhacos...

    ResponderEliminar

Antes de comentar leia sobre a nossa Política de Comentários.

"Mi vida en tus manos", um filme de Nuno Beato

Pesquisar no Avenida Central




Subscreva os Nossos Conteúdos
por Correio Electrónico


Contadores