Avenida Central

Ainda os Grandes Portugueses

| Partilhar
Apesar de tudo, este programa tem a virtude de nos mostrar um pouco do que somos.

À admiração de ver nomes menores da actualidade na lista dos 100 maiores e à enormidade de incluir Cunhal e Salazar entre os 10 primeiros, há que juntar a estranheza de vermos pessoas com responsabilidades justificar a sua escolha com argumentos que ombreiam com a boçal eleição de Morangos actores.

Ouvimos e vimos, no programa de ontem, a Directora do Museu Alberto Sampaio afirmar que um dos motivos porque vota em D. Afonso Henriques é o facto de se supor que o primeiro rei nasceu em Guimarães. É um argumento tão válido como outro qualquer, mas esperava-se mais substância e mais critério da intervenção de uma pessoa com responsabilidades na área da cultura.

Actualizado em 23/01/2007 às 19.13

22 comentários:

  1. h pá, eu nasci em Braga, tenho a companheira nascida em Guimarães, e coisa e tal... Posso estar no top 10?

    ResponderEliminar
  2. Meu caro amigo,

    Deve haver confusão. A Directora da Martins Sarmento não pode ter dito isso que afirma. por uma simples razão: a Sociedade Martins Sarmento não tem nenhuma Directora. Não seria má ideia informar-se melhor.

    Cordialmente,

    Afonso Henriques, nascido em incerta parte.

    ResponderEliminar
  3. Houve aqui, sem dúvida, qualquer confusão.

    ResponderEliminar
  4. Começo por dizer que não ouvi o que a tal Directora que não existe terá dito. Mas não tenho dúvidas em assegurar que, dos grandes portugueses (pelo menos dos dez que compõem a tal lista), Afonso Henriques foi, de longe o maior. Para tirar dúvidas, bastará ler-se o que afirmou uma das testemunhas da primeira trasladação do esqueleto afonsino. Frei Timóteo dos Mártires tirou-lhe as medidas e escreveu que Afonso Henriques media dez palmos. Basta fazer as contas: um palmo = 22 centímetros, 10 palmos = 2,20 metros. Haverá, entre os tais grandes portugueses, alguém que sequer se aproxime de tal calmeirão? Portanto, entre os grandes, Afonso Henriques foi indubitavelmente o maior.

    ResponderEliminar
  5. Eu também acho extremamente absurdo o facto de incluirem actores (será que poderao ser apelidados cm tal??) dos Morangos nos 100.
    Quanto aos 10 primeiros gostava que vencesse Fernando Pessoa! Ou então Salazar. Nenhum dos outros me parece merecer mais. É a minha opiniao...
    Quanto ao facto da senhora do museu de Guimaraes crer que D. Afonso Henriques nasceu em Guimarães até me suscitou alguma piada ouvi-la! O seu discurso está carregado de plena vinculaçao à cidade! Mas ainda bem que referiste tal assunto aqui no teu blog porque assim passo a esclarecer aquilo que foi contado por uma professora, era eu estudante do secundário: nao se sabe ao certo o local em que nasceu D. Afonso Henriques, mas foi muito provavelmente fora de Guimaraes,num local lá perto. Acredita-se que o local em que o primeiro rei de Portugal nasceu foi num sítio que agora se chama Vila das Aves, que é perto da cidade-berço mas não é Guimarães.
    Fica aqui mais um pormenor para a História, certamente para muitos desconhecido...

    ResponderEliminar
  6. Fui militante do pcp durante 10 anos, pós-muro de berlim. votei Camões, mas não considero " uma enormidade" a escolha no top10 de Cunhal.

    ResponderEliminar
  7. Penitencio-me pela confusão. Depois de falar com amigos vimaranenses cheguei à conclusão que foi a Directora do Museu Alberto Sampaio. Obrigado a todos pela correcção.

    Caro jmfaria,
    Respeito a sua opinião. Mantenho a minha. Sou um democrata.

    ResponderEliminar
  8. Pois fique sabendo a helénica senhora de aí acima que a senhora sua professora era pessoa de assinalável inventiva. Onde ela foi buscar a Vila das Aves para maternidade afonsina, deve ser um segredo muito dela, porque nem o Mattoso lá chegou, apesar de ainda há pouco ter escrito uma avantajada biografia do AH.

    Quanto ao Salazar, que lhe faça bom proveito.

    ResponderEliminar
  9. Caro Diuner, nunca ouviu a história da Morreira??? Dizem qu foi lá que nasceu Portugal...

    ResponderEliminar
  10. Diuner,

    O caro amigo aparece-me nos locais mais estranhos. Bem sei desse incontrolável apetite pelas frigideiras, mas há que cuidar do colesterol...
    Bom, pelo menos ficou a conhecer mais 2 presumíveis berços do Afonso que nem o iluminado José Hermano desdenharia investigar.
    Desejo-lhe sinceramente uma boa digestão e que recupere rápidamente do enfartamento que a Vila das Aves, a Morreira e Salazar lhe terão causado.

    ResponderEliminar
  11. Joseph,

    Pois é, pelos vistos andamos pelos mesmos sítios...

    Cá me fico a remoer a Vila das Aves e a Morreira. Já o Salazar, dispenso-o, por causa da azia que me provoca.

    ResponderEliminar
  12. É verdade! Eu também ouvi incrédulo, as declarações dessa senhora. Aliás já ouvi tantas opiniões tão disparatadas, que só confirmaram aquilo que desde o inicio esperava deste pseudo-concurso.

    Saudações infernais!

    ResponderEliminar
  13. Meus Bravos:
    Eu não concordo com o comentário da directora do museu A.S. mas consigo explicar o polémico comentário...É que para o imaginário nacional D.Afonso Henriques nasceu em Guimarães! A directora do museu ao proferir uma declaração aparantemente descabida, no fundo tentou quis dizer: vamos votar no homem que nasceu cá que isso vai trazer cá mais turistas e mais amiguinhos para o meu museu...
    Logicamente acho que Guimarães não pode (nem necessita) de se promover desta maneira. Afinal foi nesta cidade que nasceu Portugal e foi esta uma das cidades portuguesas que "exportou" a sua arquitectura para o Mundo...

    Otelo de Guimarães

    ResponderEliminar
  14. Se ela não dizia aquilo batiam-lhe ao chegar a guimarães!

    ResponderEliminar
  15. Nós defendemos o que é nosso é verdade..geralmente não batemos em ninguém mas se tivessemos um autarca que em menos de 20 anos tivesse transformado a nossa cidade na capital do betão, já tinha levado um enxurro de porrada tão grande que nunca mais ia poder dizer "rodrigues & névoa".

    ResponderEliminar
  16. Caro Atento,

    Agradecia-lhe a ATENÇÃO de nomear o Berço com um «G» daqueles mais crescidinhos.

    Obrigado !

    ResponderEliminar
  17. Eu estive lá...Mas belisquei-me quando ouvi essa do D. Afonso Henriques ter nascido em Guimarães. Não é que eu tenha alguma coisa contra mas não deixa de ser no mínimo estranho.
    E o telefonema do estudante madeirense? YESSSSS
    Também sou um democrata. Por isso, não voto no Salazar nem me importo que ele apareça na lista. Voto no Cunhal para ser riscado da lista!
    PAP

    ResponderEliminar
  18. Hum... Estranho consenso... Ninguém questiona a idiotice do programa que põe o pessoal a discutir a história como quem discute se o mantorras e melhor que o micolli... E não me venham com o argumento pedagógico... O objectivo do programa não é que aprender o que quer que seja... É distorcer a história em função das nossas paixões... E depois claro, a discussão acerca do local onde nasceu o d. Afonso Henriques e crucial para a nossa identidade nacional.
    O exemplo de bairrismo aqui demonstrado e elucidativo do brilhantismo deste programa...
    Claro que o AC não constribuiu para a expansão do grandioso imperio ultramarino como tambem e obvio que o D. Joao II não foi um democrata... Aposto que os Jesuítas nunca acharam o Marquês de Pombal um grande estadista...

    ResponderEliminar
  19. Sinceramente há programas bem mais idiotas do que este...E há um pequeno( muito pequeno, talvez) papel pedagógico no meio de isto tudo...
    Olhe,se me permite a veleidade, eu posso ensinar-lhe que não se sabe ao certo onde nasceu o nosso 1º rei (Viseu ou Guimarães, as duas hipoteses mais prováveis são só estas) mas que é sabido e consensual que Portugal nasceu com a Batalha de S. Mamede, em Guimarães...
    Sabe que por vezes são certo tipo de bairrismos aparentemente bacocos que fazem com que uma cidade/região/país continue a ser o que é e não se torne num simples "número".
    É claro que os Jesuitas não achavam o M.Pombal um grande estadista, mas eu acho. E também ouvi dizer que o sr. Silva (empregado da Brasileira em 1920) não gostava muito dos poemas do sr. F. Pessoa, mas eu gosto!

    ResponderEliminar
  20. PS: Confesso que nunca vi o programa do principio ao fim mas votei no incontornavel D. Afonso Henriques...

    ResponderEliminar
  21. Adenda: Prefiro o D. Afonso Henriques ao Salzar ou Cunhal.

    Adenda2: Que ganhe o Pessoa!

    ResponderEliminar

Antes de comentar leia sobre a nossa Política de Comentários.

"Mi vida en tus manos", um filme de Nuno Beato

Pesquisar no Avenida Central




Subscreva os Nossos Conteúdos
por Correio Electrónico


Contadores