Avenida Central

Estranhas prioridades

| Partilhar



Não é novidade para ninguém que se assiste a uma profunda inversão de valores no que diz respeito à relevância dada pela Comunicação Social aos diferentes aspectos da vida nacional e internacional.
A título de exemplo, decidi comparar, com base na informação disponível no portal destakes.com, o número de notícias cujo título referia as palavras "Braga" e "Guimarães", ao longo dos últimos 3 meses (ver gráfico).
A primeira informação relevante é o facto de "Braga" ter sido (quase) sempre mais referenciada do que "Guimarães" ao longo dos últimos 3 meses. A excepção é o dia 7 de Outubro, data do anúncio da escolha daquela cidade como Capital Europeia da Cultura (A). Outro dado que acaba por surpreender é o facto de, apesar da importância da efeméride e da relevância internacional da mesma, o número de publicações nacionais que lhe deram destaque ficar aquem das referências a Braga noutras datas que em 11 dos últimos 90 dias teve mais citações do que Guimarães na data do anúncio da Capital Europeia da Cultura.

Mas o que justifica tamanha preponderância de notícias com a palavra "Braga" relativamente a "Guimarães"?
O futebol. Está claro!
Todos os dias em que "Braga" foi referenciada em mais de 20 notícias de órgãos nacionais estão relacionados com o percurso da sua equipa de futebol. 3 de Outubro é o dia com mais notícias que, concerteza comentavam a vitória da equipa local sobre o Futebol Clube do Porto conseguida na véspera (5). A vitória sobre o Porto suplantou o número de notícias nos dias em que o Braga venceu a 1ª Eliminatória da Taça UEFA (4) e em que venceu o Liberec por 4-0 (10). Fica claro que interessa mais aos órgãos de comunicação social nacionais uma vitória sobre o FC Porto doque uma vitória histórica sobre um clube europeu.

Em conclusão
Estes dados vêm confirmar uma tendência que já era conhecida: a comunicação social nacional não escolhe as notícias de acordo com a relevância que estas têm, mas sim ao encontro dos gostos da maioria. Um jogo que envolva os 3 grandes tem mais destaque que um jogo em que um clube português faça história. Um banal jogo da nossa liga doméstica (Naval-Braga, em 23/10, por exemplo) tem mais relevância que o anúncio de uma Capital Europeia da Cultura.
Estranhas prioridades.

2 comentários:

  1. Basta ver um telejornal do princípio até ao fim (coisa que faço pouco nos dias que correm) para ver o tempo que é dedicado ao futebol comparado com o tempo que é dedicado à cultura, à política nacional e internacional, etc.
    É a comunicação social que temos :S

    ResponderEliminar
  2. O que mais me angustiou no meio disto tudo foi a aceitação total da decisão do governo. Guimarães vai ser Capital Europeia da Cultura. Ponto final. E o a plebe, em tom medieval, diz: Amén.

    ResponderEliminar

Antes de comentar leia sobre a nossa Política de Comentários.

"Mi vida en tus manos", um filme de Nuno Beato

Pesquisar no Avenida Central




Subscreva os Nossos Conteúdos
por Correio Electrónico


Contadores