Depois de ter anunciado as Comemorações do Centenário da Morte de Alberto Sampaio, descobri [via Colina Sagrada] que já existe um blogue com todas as informações relacionadas com o evento. No âmbito das Comemorações Oficiais, a cidade de Braga apenas prestará homenagem ao historiador no dia 18 de Abril, data em que a Biblioteca Pública de Braga inaugura a exposição «Alberto Sampaio no seu tempo» e a Universidade do Minho recebe o colóquio «A Geração de 70: Alberto Sampaio e os “outros”».
Não é por acaso que o Jornal de Notícias coloca a tónica no conjugar de esforços inter-municipais (entre Guimarães e Faalicão) que este Centenário proporcionou. «Para António Magalhães, presidente da autarquia vimaranense, o programa, repartido por Guimarães e Famalicão, é a prova do que pode ser feito fruto das parcerias e quando se deixa para trás eventuais rivalidades concelhias.» A aposta cultural da Câmara de Guimarães e a visão regional defendida por António Magalhães demonstram que o autarca merece liderar a autarquia Capital Europeia da Cultura em 2012. Não é por acaso que Francisco Teixeira escreve no Jornal de Notícias que «Guimarães tem vindo a marcar fortes posições no âmbito das tecnologias e da cultura, através de um crescendo de equipamentos culturais de enorme qualidade infra-estrutural, bem assim como no discurso sobre as maravilhas da inovação tecnológica e da renovação urbana».
No capítulo cultural, Famalicão também tem bons motivos para sorrir. Depois de ter recebido o espólio de Mário Cesariny, a Câmara local anuncia que a sua Biblioteca Municipal vai receber biblioteca pessoal de Eduardo Prado Coelho, um dos maiores pensadores nacionais da segunda metade do século XX.
São as boas notícias da Cultura.
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
ResponderEliminarEste comentário foi removido por um gestor do blogue.
ResponderEliminarCaro Almerindo Magroto,
ResponderEliminarCusta-me pedir-lhe que reescreva o comentário. Mas num momento em que a ERC ameaça vigiar os blogs, sou obrigado a apagar o seu comentário por conter acusações a terceiros.
Cumprimentos,
Pedro Morgado