Avenida Central

Blogues & Media: Da Intertextualidade [2]

| Partilhar
Da ausência de referências. São inúmeras as ocasiões em que os jornalistas utilizam informações contidas em blogs sem que, por uma única vez, se refiram à fonte utilizada. Há uns dias, podia ler-se num jornal local: «"Os preços para este jogo com o Bayern são mais elevados que os praticados pelo FC Porto nas meias-finais da Liga dos Campeões, em 2003/2004, que acabariam por vencer!", acusa um bracarense». O leitor poderia ficar com a sensação de que o jornalista saiu da redação e entrevistou um bracarense. Mas não. Toda aquela informação foi retirada do blog Avenida Central sem que a isso tenha sido feita qualquer referência. De qualquer modo, importa salientar que também existem bons exemplos.

Do autismo da imprensa. A realidade tem-nos mostrado que alguns jornais passam completamente ao lado dos grandes temas que agitam as suas populações a que se destinam. A quase ausência de notícias sobre a contestação aos preços dos bilhetes do SC Braga-Bayern de Munique por parte do Correio do Minho é um exemplo recente, mas outros poderiam ser citados. A esta propósito, temos que concordar com Manuel António Pina quando escreve que «a comparação da agenda da blogosfera com a dos media tradicionais dá uma ideia do enorme desfasamento que hoje existe entre estes e o país».

Da intertextualidade. É prática comum os blogs citarem jornais. O inverso é mais raro. Poderia ser muito enriquecedor para o debate que, à semelhança dos bloggers que põem links para os textos que citam, também os media tradicionais fizessem referência ao debate que decorre na blogosfera. Felizmente existem alguns exemplos muito positivos. Outros nem tanto. Samuel Silva, autor do blog Colina Sagrada, lançou o primeiro grande debate em torno dos 5 Projectos que a Câmara de Guimarães anunciou recentemente. Mais tarde, foi publicado na imprensa local um texto em que defende muitas das ideias que já haviam sido dissecadas na blogosfera. Vamos lendo e tirando as nossas conclusões.

0 Comentários

Enviar um comentário

Antes de comentar leia sobre a nossa Política de Comentários.

"Mi vida en tus manos", um filme de Nuno Beato

Pesquisar no Avenida Central




Subscreva os Nossos Conteúdos
por Correio Electrónico


Contadores