Avenida Central

Dossier Eléctrico (I): Um Projecto Atrasado

| Partilhar
A Câmara de Coimbra, em conjunto com os municípios de Miranda do Corvo e Lousã, têm em andamento a construção da rede do "Metro do Mondego". Na realidade, será uma rede de tram-train, o eléctrico moderno. É um facto que a existência de linhas ferroviárias numa parte do troço do futuro "metro" facilitaram a implementação e o andamento do projecto, mas a verdade é que as gentes de Coimbra tiveram o mérito de antecipar o futuro e preparar a cidade para as exigências dos dias que correm, captando a atenção do poder central e convencendo-o a financiar uma parte muito significativa da obra. A empresa de Metro do Mondego tem como accionistas o próprio Estado (53%), os município de Coimbra, Lousã e Miranda do Corvo (com 14% cada), a Refer (2,5%) e a CP (2,5%).

Como pode ver-se no esquema, a rede do Eléctrico de Coimbra irá servir os pontos mais importantes da cidade - Hospital, Universidade, Estádio - e fará a interface entre os diferentes meios de transporte públicos existentes, com ligação a uma das Estações de Caminhos de Ferro, por exemplo.

Braga é uma cidade maior que Coimbra e, além disso, tem o privilégio de liderar uma área densamente povoada que integra os concelhos de Guimarães, Famalicão e Barcelos. Posto isto, não será difícil concluir que o debate e estudo acerca da implementação de uma rede de transportes sobre carris chega ao Minho com muitos anos de atraso.

16 comentários:

  1. Espero que o eléctrico venha colmatar as insuficiências da rede de transportes urbanos.
    "Mais vale tarde que nunca" - não é o que se diz?
    Bom domingo.

    ResponderEliminar
  2. A ideia do eléctrico é de Ricardo Rio, cuidado com os plágios. Viva o PSD.

    ResponderEliminar
  3. Que "Braga é uma cidade maior que Coimbra" não tenho dúvidas. Agora, que lidere "uma área densamente povoada que integra os concelhos de Guimarães, Famalicão e Barcelos" é uma ilusão. Guimarães talvez o faça, mas Braga nada lidera.

    ResponderEliminar
  4. Caro rps,

    Esse seu ódio a Braga às vezes tem piada. Outras vezes mete dó.

    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  5. A ideia do eléctrico foi do Ricardo Rio? Que piada...e então porque não avançou com uma proposta concreta ao exemplo do que está agora a acontecer?
    E esse 'Viva o PSD' é de facto estranho...enfim..politiquices..um dos maiores cancros deste país.

    ResponderEliminar
  6. Sm, é de todo aconselhável manter a politiquice bem longe deste tema... Se isto se transforma numa discussão sobre quem se lembrou do quê primeiro, é que só temos eléctrico lá para 2050!

    ResponderEliminar
  7. Ó ATENTO, ganha juizinho e trata-te.
    Eu também tenho muitas ideias, mas se ninguém souber delas é como se não as tivesse, ou não é?
    Tem calma contigo sim?
    RPS, tem calma contigo também, eu estudo em Guimarães e posso-te garantir que nada tem a ver com Braga, pode ter muita coisa, mas tem muito caminho a percorrer até chegar ao nível de Braga. E digo isto sinceramente.
    Falta muita coisa em Guimarães, e ainda vai demorar a ter.
    Pode ter dinheiro, tamanho, população, parecidas com Braga, mas não tem nada a ver uma com a outra.

    E para todos, deixem as politiquices. Quando se discute um tema é suposto toda a gente juntar-se numa direcção apenas.

    Abraço

    ResponderEliminar
  8. Este teu post é um um pouco contra textos que "subscreveste" aqui http://avenidacentral.blogspot.com/2007/09/pelo-elctrico-de-braga-contributos.html#links

    É que repara:

    ««É minha opinião que Braga tem um problema de deslocação inaparente porque neste momento não é ainda claustrofóbico, mas ao ritmo a que a cidade cresce rapidamente se vai tornar.»

    O que significa que não é assim tão urgente. É algo a médio prazo (cerca de 5 anos), até porque, hoje, a fluidez do trânsito não está nada mal.

    De maneira que não pode ser simultaneamente «Um Projecto Atrasado». Talvez estejamos atrasados em relação a Coimbra, da perspectiva do "Fui o primeiro!!". Não sei bem como é o trânsito em Coimbra, já que só lá costumo ir em festas académicas... mas a morfologia de Coimbra é completamente diferente da de Braga, o que até ser um factor de maior necessidade, real, para Coimbra.

    ResponderEliminar
  9. Caro jam,

    A frase que citas não é minha mas retirada de um comentário a um post meu. Tudo o que transcrevo no blog não reflecte necessariamente a minha opinião, acrescentando pluralismo à discussão.

    ResponderEliminar
  10. Essa ideia do metro de Braga já esta a ganhar adeptos, mas cuidado, o metro é bom para a cidade de Braga, para ligar Guimarães e Barcelos a Braga o ideal é uma linha semelhante com formato da A11 mas de comboios mais rápidos que o metro, tipo suburbanos. Na linha da Povo toda a gente se queixa que são lentos e vão ser mudados.

    Deste modo Braga ficaria com uma rede de subrubanos em estrela, tipo a do porto, com ramos para as 3 cidades vizinhas e com possibilidade de interligação entre as mesmas.

    ResponderEliminar
  11. Ó LDS..vê lá se os capangas do "tio" andam a ler isto...depois até deita "chispas" pelos olhos...

    ResponderEliminar
  12. Caro Pedro Morgado...
    Não tenho ódio a Braga. Nem de estimação nem de outra qualquer jaez. Apenas verifico que Guimarães é superior a Braga.
    Também acho a Uma Thurman superior à minha vizinha do 5º Esquerdo e esta até marchava.

    ResponderEliminar
  13. rps:
    Apenas isto: ah ah!
    A sua "verificação" peca por absurda.
    GS

    ResponderEliminar
  14. Deixemo-nos de guerrinhas entre Braga e Guimarães. Por muito que custe aos bracarenses, Guimarães já é a maior freguesia da cidade de Braga e, como tal tem toda a legitimidade em usar o indicativo telefónico 253 e em usufruir dos Serviços do Governo Civil, tal como qualquer bracarense.
    Bem hajam.

    ResponderEliminar
  15. O grande problema de Braga não é, ao contrário do que se apregoa, o facto de não ser maior que Coimbra bem pelo contrário. O ENORME problema de Braga é a sua indisponibilidade para liderar o que quer que seja. Para minha irritação que sou bracarense mas apreendi em 32 anos de Coimbra a obrigação de todos questionarem a coisa pública.

    ResponderEliminar
  16. Braga maior que Coimbra? Eu estudo lá e é ela por ela.. mas isso não interessa, o que aqui está (ou deveria estar em causa) é o facto do metro ser necessário em Braga, o que acho que é, pois nem uma ligação ferroviária existe para Guimarães.

    E é esse o trunfo de Coimbra, pois o canal do Metro de Coimbra vai ser uma actualização da linha da Lousã onde nem os carris irão ser mudados.

    Por isso nada de confusões e birrinhas com comparações inúteis pois o caso de Braga (linha 100% nova) é uma coisa e o caso do aproveitamento de uma linha já existente é outro ;)

    ResponderEliminar

Antes de comentar leia sobre a nossa Política de Comentários.

"Mi vida en tus manos", um filme de Nuno Beato

Pesquisar no Avenida Central




Subscreva os Nossos Conteúdos
por Correio Electrónico


Contadores