Avenida Central

Lazer em Braga: é tudo uma questão de divertimento?

| Partilhar
Ainda que amputada da Bracalância, a sua verdadeira imagem de marca ao longo dos últimos anos, Mesquita Machado está apostado em transformar Braga numa cidade divertida. Para tal, depois de anunciar a expulsão do famoso parque de diversões, apressou-se a promover a construção de um parque de divertimentos ainda maior. Entretanto, mudou de opinião, e em vez de um anuncia que, afinal, serão dois. A este propósito, assinala o JN que quanto ao(s) novo(s) parque(s), tudo pode voltar à estaca zero em termos de localização, caso avance a nova proposta. Teremos parque antes de 2012?

A aversão que Mesquita Machado tem ao verde natural levou-o a propôr mais uma zona de lazer e diversão para o monte do Picoto. O espaço nobre, sobranceiro à Avenida da Liberdade, vai receber espaços para a prática de desportos radicais, pista de patinagem, pista de cross, minigolfe, percursos BTT e pista de ski. Talvez fosse melhor transformá-lo numa aprazível mostra botânica, mas com a intervenção proposta ficará, concerteza, melhor do que está.

No entretanto, o Parque da Ponte, esse parente pobre das intervenções autárquicas, continua a definhar convertendo-se num degradante e degradado espaço de marginalidade. O parque não tem gente porque não é devidamente cuidado nem dinamizado e, por outro lado, não se dinamiza nem se cuida do local porque não há gente por aquelas bandas. É urgente romper-se este ciclo vicioso e retirar o parque do abandono, devolvendo-o à cidade.

Braga, amputada de um plano urbanístico coerente [ver dois exemplos aqui e aqui], precisa de espaços para respirar, para correr, para andar de bicicleta, para passear e para descontrair. Se é verdade que, como sempre defendi, um parque de diversões de grande escala funcionará como um importante catalizador do turismo, a verdade é que uma estrutura deste tipo não vem suprir as necessidades quotidianas dos habitantes da cidade. Aguardam-se novos projectos e novas ideias.

9 comentários:

  1. eu nao tenho mesmo noçao do espaço, como vai caber aquilo tudo no Picoto?? a exploração botânica não é comerciavel, e acabaria no esquecimento e degradaçao, como o parque da Ponte!nao sei se caiu no esquecimeto dos habitantes e só depois a falta de cuidado, ou o contrário. Mas poderia ser bem melhor aproveitado. Uma ideia que penso sempre para o Parque da Ponte é o espaço exterior do Serralves e da maneira que é explorado.

    ResponderEliminar
  2. Fica aqui um vídeo como exemplo:
    http://www.youtube.com/watch?v=GppKZDSt7Rg

    ResponderEliminar
  3. O problema do parque da ponte é a insegurança. Desde que ali, arredores, se instalaram os ciganos o parque morreu. Esta é a pura verdade, e enquanto eles provocarem esta insegurança o parque estará sempre morto, tal como o novo do picoto, é uma morte prematura já anunciada.

    ResponderEliminar
  4. Projectos e novas ideias em braga é fácil = betão, betão e betão.

    Desistam de Braga esta cidade já não tem solução. Os bracarenses só tê o que merecem.

    Infelizmente sou bracarense...

    ResponderEliminar
  5. César, os ciganos estão instalados na ponte ha muito tempo. para mais de 30 anos!!

    anonimo, ja todos sabemos que é verdade, mas nós bracarenses não somos propriamente faceis. a ideia para o Picoto parece-me muito boa!

    ah, so para animar um pouco, um amigo meu do Porto, que pq toca numa banda esta farto de viajar(toca muito em Londres,Espanha, Austin)e veio passar a braga 2 dias e está fascinado!!

    ResponderEliminar
  6. Fascinado com Braga???? Ahuahuhauhauhau

    Esse teu amigo da banda anda na fase psicodélica? Então deixa passar o efeito do ácido que ele vai já ver o fascínio de Braga.

    Braga é horrível, é triste mas é verdade: uma cidade feia e sem alma.
    E olha que escrevo isto com muita tristeza pois afinal sou bracarense...

    ResponderEliminar
  7. LOL! a sério , o gajo curtiu!! ate curtiu o comercio bracarense, a 100ª pagina, o Black Coffe...

    passar o efeito da ácido :D

    ya, claro que nao vive aqui, e esteve de passagem!!

    mas, tb ha quem diga que liverpol tem a sua beleza propria! mas aí fala-se da mítica underground e de bares claro, porque la , "Cénsuras Previas" ha ao chuto! Por falar nisso, PEDRO , nunca vi nenhum post sobre O Censura!

    ResponderEliminar
  8. Bruno, eu sei que os Ciganos já lá estão à muito tempo. Não tenho essa idade, 30 anos, mas os meus pais e avós sempre disseram, desde que os ciganos foram para lá aquilo tornou-se inseguro. Não estou a ser racista, o facto é que eles provocam insegurança e afastam as pessoas.

    ResponderEliminar
  9. cesar eu nao digo o contarario!alias, digo é que nunca foi diferente. a minha familia é da Ponte e eu sempre soube disso! e nao , nao é ser racista, é olhar por aquilo que pertence a todos. Nao ha qq problema em dizer isso, é o mesmo que dizer que aquilo esta prigoso por um grupo de tipos que, vamos la ver, um exemplo, tem a particularidade de usar cabelo cor de rosa, isso nao é ser racista, para mim!

    ResponderEliminar

Antes de comentar leia sobre a nossa Política de Comentários.

"Mi vida en tus manos", um filme de Nuno Beato

Pesquisar no Avenida Central




Subscreva os Nossos Conteúdos
por Correio Electrónico


Contadores