tag:blogger.com,1999:blog-20844992.post5442837175548010195..comments2023-08-09T16:01:58.360+01:00Comments on Avenida Central: Portagens ContestadasPedro Morgadohttp://www.blogger.com/profile/13114764585974416903noreply@blogger.comBlogger7125tag:blogger.com,1999:blog-20844992.post-31662546207194697752008-05-14T14:23:00.000+01:002008-05-14T14:23:00.000+01:00Transporte, Portagens e "Alternativas"Não tenho o ...Transporte, Portagens e "Alternativas"<BR/><BR/>Não tenho o habito de opinar, muito menos de publicar seja o que for.<BR/><BR/>Acho que se torna fundamental pois o País necessita de todas as opiniões validas ou não desde que se retirem as ilações.<BR/><BR/>Fala-se do aumento dos produtos petrolíferos, "isto está mau...", " o euro valoriza em relação ao dólar", e por ai fora. Mas não vejo escrito em lado nenhum sobre o preço das portagens que equivale ao valor pago em combustíveis por exemplo. O que nos leva o assunto das alternativas, que não existem como todos sabemos.<BR/>Vamos lá "ver" o que não se fala:<BR/>- Comboios: Todas as localidades principais deveriam estar ligadas as mais próximas com comboios em intervalos de 1H directos "expresso" com outros escalados no intervalo dessa hora . Por exemplo Castelo Branco deveria de estar ligado com Portalegre , Guarda e Coimbra a preços acessíveis. Daria despesa pois, daria mas os lucro indirectos pagam largamente as despesas criadas, de qualquer forma estes podem ser dimensionados para o tamanho necessário dependente do nº de pessoas e cargas. "Comboios Lite" construidos em materiais leves que por acaso podem ser feitos em Portugal e dar empregos - há desculpem esqueci-me não necessitamos !!!<BR/>Permitira aos "Camelos" das cidades do "Portugal Profundo", seja lá o que isso for, dinamizarem as economias locais. Exemplo disto seria possível a uma pessoa trabalhar em Coimbra e viver em Castelo Branco.<BR/>Claro que não se discutem opiniões deste género pois enquanto perdemos o tempo a "falar" sobre o leite derramado não se enriquece o conteúdo e continua-se igual a si próprio no caso português - "Sem Rumo e sem objectivos".<BR/><BR/>Um Bem Aja...JaimeAndradehttps://www.blogger.com/profile/05404781394122235476noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-20844992.post-39605920691927255422008-03-25T02:03:00.000+00:002008-03-25T02:03:00.000+00:00Claudette,a alternativa ao pagamento da A28 será a...Claudette,<BR/><BR/>a alternativa ao pagamento da A28 será a N13, belíssimo arruamento que liga o Porto a Valença. Pode é demorar um bocadinho mais porque as rotundas nascem como cogumelos.<BR/>A N13 será tão alternativa à A28 como a N14 é a alternativa à A3 desde há cerca de 15 anos. Ou seja: PAGA!<BR/><BR/>Está a chegar o momento de o "povo" provar o sabor do dinheiro a sair dos bolsos para manter auto-estradas. Alguém acreditou que eram grátis e duravam para sempre? Alguém acreditou que as auto-estradas se pagavam a si próprias?? É claro que se pagam a si próprias: com o dinheiro dos seus utilizadores.<BR/><BR/>No free lunch, no free lunch...<BR/><BR/>Dario Silva.Dario Silvahttps://www.blogger.com/profile/15690420980872660060noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-20844992.post-30891869721934722872008-03-25T01:10:00.000+00:002008-03-25T01:10:00.000+00:00Dario Silva, Claro que eu não espero que os transp...Dario Silva, <BR/><BR/>Claro que eu não espero que os transportes públicos me/nos sirvam a toda a hora! Era o que mais faltava.<BR/><BR/>Apenas comentei para mostrar um dos casos de grande utilização da A11 com alternativas menos boas, pelo preço de 1.25€.<BR/>Mas não levanto "voz de protesto" porque sou eu que escolho pagar para ganhar 30 min. de manhã e 1.30h no fim da tarde. E por essa razão é vantajoso para mim. <BR/><BR/>Agora... Protesto mais pela Rua que se tornou a N.14 e N.103! Quando na IC1/A28 se cobrarem taxas a alternativa será... pagar?Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-20844992.post-57899917789727540382008-03-24T22:51:00.000+00:002008-03-24T22:51:00.000+00:00Claudette,O comboio (ou os transportes públicos no...Claudette,<BR/><BR/>O comboio (ou os transportes públicos no seu conjunto) nem sempre conseguem satisfazer todas as necessidades de mobilidade de toda a gente a todos os momentos;<BR/><BR/>no seu caso, resta-lhe (!) a alegria de não pagar a via rápida IC1/A28. Por agora!<BR/>Dentro de momentos, e a olhar ao restante panorama do Norte Litoral, é provável que os seus pagamentos de portagem no IC1 venham a financiar os subsídios monstros aos transportes públicos estatais, municipais e privados da Grande Lisboa. É uma questão de justiça e de justeza.... ajudar quem mais precisa.<BR/><BR/>Nao há almoços grátis: http://en.wikipedia.org/wiki/TANSTAAFL<BR/><BR/>Dario Silva.Dario Silvahttps://www.blogger.com/profile/15690420980872660060noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-20844992.post-91650294137736439752008-03-24T20:00:00.000+00:002008-03-24T20:00:00.000+00:00Num outro post em que falaste das portagens, absti...Num outro post em que falaste das portagens, abstive-me de comentar. Achei que não era altura. Mas agora, só venho aqui deixar um testemunho, que se encaixa neste quadro.<BR/><BR/>Três dias por semana, viajo de Barcelos para Braga para trabalhar, e no fim do dia de trabalho, viajo para o Porto, para a Universidade. <BR/><BR/>Ora, os horarios destas actividades e a localização dos locais a que tenho de me deslocar impedem de todo o uso do comboio. <BR/><BR/>Então:<BR/>Para estar em Braga às 9h da manhã tenho duas opções. Uma demora 40/50 min., outra demora 15min. Uma custa em desgaste de pneus, gasóleo (pára/arranca), etc. Outra custa directamente na carteira.<BR/><BR/>Depois, no final do dia, sobra-me 1.30h para chegar ao Porto e cumprir horários. Ora, tenho duas opções: seguir na "Rua 14" e falhar os horários e perder a paciência, ou pagar o equivalente a uma refeição e chegar a bom Porto conforme pretendido. <BR/><BR/>Finalmente, já quando a madrugada se avizinha, retorno a Barcelos pela SCUT que é o IC1 e não volto a mexer no bolso. <BR/><BR/>Portanto, tenho noção que no final do ano, pago muito mais que 120€ do que os residentes em Lisboa. O que acontece é que as alternativas são muitos más e fazer estes percursos nestes dias, pelas Nacionais, é um martírio...Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-20844992.post-35119016490437977202008-03-24T19:37:00.000+00:002008-03-24T19:37:00.000+00:00Caro Pedro,Apesar de não "viajar" muito por blogue...Caro Pedro,<BR/>Apesar de não "viajar" muito por blogues, o teu é, merecidamente, uma paragem obrigatória!<BR/>Mais uma vez, parabéns pela oportunidade do tema e pelo impacto que teve ao levantar uma questão tão pertinente!Marcelo Cerqueirahttps://www.blogger.com/profile/02070470481113455735noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-20844992.post-52055363302166002342008-03-24T14:45:00.000+00:002008-03-24T14:45:00.000+00:00"Um infindável número de pontos de estrangulamento..."Um infindável número de pontos de estrangulamento à normal circulação"<BR/><BR/><BR/>Definam-me "normal circulação"...<BR/>Há já muito tempo que muitos troços das estradas nacionais do Minho e Douro Litoral se converteram, necessariamente, em "ruas nacionais". Que não contesto e que até percebo.<BR/><BR/>Daí que apontar a N14 (seria Rua 14) como alternativa à A3 é pura demagogia. Quantas dezenas de rotundas, semáforos de velocidades e passadeiras existem ao longo dos seus 50 km de extensão?<BR/><BR/>Percorrida à velocidade legal, não demora a viagem Braga-Porto duas horas? No verão até serão a caminho das três, atendendo ao passo de caracol no atravessamento da Trofa (meia hora para três quilómetros).<BR/><BR/>E porque razão a A7 merece portagens que NOS custam o dobro das cobradas na A1? Serão as terras além Guimarães mais avantajadas que Vila Franca de Xira ou Alverca ou Santarém? Afinal, qual o critério?... descriminação positiva?... (alguém anda a brincar connosco)<BR/><BR/>E quando as SCUT terminarem - cataclismo que está para breve - veremos então as carências da região. Mais veremos da cada vez maior potencialidade do Caminho de Ferro.<BR/><BR/>Boa Páscoa, boas portagens!<BR/><BR/>Dario Silva.Dario Silvahttps://www.blogger.com/profile/15690420980872660060noreply@blogger.com