tag:blogger.com,1999:blog-20844992.post4785773813876723653..comments2023-08-09T16:01:58.360+01:00Comments on Avenida Central: Contradições da manifestação: a história de uma crise - sem revisionismosPedro Morgadohttp://www.blogger.com/profile/13114764585974416903noreply@blogger.comBlogger29125tag:blogger.com,1999:blog-20844992.post-16061946971446162202008-03-16T01:51:00.000+00:002008-03-16T01:51:00.000+00:00"... tenho um espaço semanal neste blogue e há que..."... tenho um espaço semanal neste blogue e há que o ocupar de alguma forma" (<A HREF="http://www.onumeroprimo.wordpress.com/" REL="nofollow">Pedro Romano</A>). Eu não conseguiria dizer melhor.Pedro Leite Ribeirohttps://www.blogger.com/profile/07804359603151985242noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-20844992.post-6627058870336161002008-03-15T21:35:00.000+00:002008-03-15T21:35:00.000+00:00«Posso dar uma mãozinha e oferecer uma ligação par...<I>«Posso dar uma mãozinha e oferecer uma ligação para o blogue de um professor onde se trata de construir um modelo alternativo de avaliação.»</I><BR/><BR/>Muito curiosamente, não vi nenhum sindicalista a pegar no post em questão na manifestação da semana passada. Parece-me que o Pedro Leite e o professor em causa não estão com os professores. Como é estar deste lado da barricada? :)<BR/><BR/>Ah, e a proposta de avaliação começa com uma extremamente dialogante exigência de demissão da ministra. <BR/><BR/><I>«Mais propostas têm surgido mas não é de mais realçar que antes da avaliação apresentada por este governo, existia já uma aprovada por um governo de Cavaco Silva»</I><BR/><BR/>Era para rir? <BR/><BR/><I>«Já agora, pergunto-lhe, Pedro Romano, embora nada o obrigue a responder, que interesse tem nesta questão da avaliação dos professores, para tanto tempo seu lhe dedicar?»</I><BR/><BR/>Caro Pedro, tenho um espaço semanal neste blogue e há que o ocupar de alguma forma. Mesmo, assim, só abordei este tema em dois dos seis ou sete posts que já escrevi. Não me parece um exagero. <BR/><BR/>Por outro lado, as únicas vezes que vi o Pedro Leite comentar neste blogue foram para tratar deste assunto. Parece-me que, em termos percentuais, o Pedro está muito mais comprometido com este tema do que eu. :)Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-20844992.post-27573183632409170992008-03-15T21:06:00.000+00:002008-03-15T21:06:00.000+00:00É compreensível que quem não está por dentro não t...É compreensível que quem não está por dentro não tenha conhecimento do que se passa. Posso dar uma mãozinha e oferecer uma ligação para o <A HREF="http://kosmografias.wordpress.com/2008/03/09/avalicao-do-desempenho-docente-um-modelo-alternativo-parte-i/" REL="nofollow">blogue de um professor onde se trata de construir um modelo alternativo de avaliação</A>.<BR/>F. Manuel Rodrigues, Professor na EB 2,3 Dr. Pedro Barbosa, também propõe uma outra forma de avaliação, mas, devido à extensão do documento, é impossível (e desaconselhável, como "escrevido" :)), colá-la aqui.<BR/>Mais propostas têm surgido mas não é de mais realçar que antes da avaliação apresentada por este governo, existia já <A HREF="http://www.netprof.pt/pdf/ECD_230805.pdf" REL="nofollow">uma</A> aprovada por <A HREF="http://idolatrica.blogspot.com/2008/03/anbal-as-suas-leis-e-as-ilegalidades.html" REL="nofollow">um governo de Cavaco Silva</A>.<BR/>Já agora, pergunto-lhe, Pedro Romano, embora nada o obrigue a responder, que interesse tem nesta questão da avaliação dos professores, para tanto tempo seu lhe dedicar?Pedro Leite Ribeirohttps://www.blogger.com/profile/07804359603151985242noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-20844992.post-28594287726143295302008-03-13T16:08:00.000+00:002008-03-13T16:08:00.000+00:00O meu reparo surgiu apenas porque, para além de nã...O meu reparo surgiu apenas porque, para além de não soar bem, sempre aprendi o verbo não se conjugava desse modo e nunca o encontrei em gramáticas e dicionários.<BR/>E o reparo foi só porque achei que o texto estava bem escrito e devia evitar-se aquele pequeno "erro"...<BR/>Mas acho que fui mal entendida...Ângelahttps://www.blogger.com/profile/04419795805245987495noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-20844992.post-49449740196772810512008-03-13T02:14:00.000+00:002008-03-13T02:14:00.000+00:00«É engraçado é que o autor deste post, que tanto g...<I>«É engraçado é que o autor deste post, que tanto gosta de comentar os comentários dos outros, continue a ignorar esta opinião.»</I><BR/><BR/>Não, não ignoro. O anónimo é que continua a ignorar o que eu escrevi. E insiste no erro de quem quem não está com os sindicatos tem de estar com o Governo. <BR/><BR/>Isso é ridículo, como é evidente. Não se exige compromisso político para debater o problema. Eu dediquei um ponto a denunciar esta falsa dicotomia. Mas, pelos vistos, nem que escrevesse um post inteiro.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-20844992.post-21997378347523224322008-03-12T10:24:00.000+00:002008-03-12T10:24:00.000+00:00Fazemos as leituras que queremos e contra isso nad...Fazemos as leituras que queremos e contra isso nada. O facto de ter aqui deixado claro a opinião sobre este sistema de avaliação de uma pessoa que esteve no grupo de estudos do ministério, uma pessoa que era amigo pessoal do secretário de estado e que saiu quando se apercebeu das reais motivações deste sistema de avaliação não vale nada. Um outro leitor chega mesmo a transformar essas opiniões em anónimas. Não, as opimiões são de Ramiro Marques e podem ser lidas numa entrevista ao JN aqui ( http://jn.sapo.pt/2008/03/04/nacional/alunos_ser_mais_penalizados_pela_ava.html ).<BR/><BR/>Quanto à progressão automática, a mesma entrevista explica bem quem acabou com o exame para a passagem do 7º para o 8º escalão. Foi um governo socialista em que este PM era ministro.<BR/><BR/>É engraçado é que o autor deste post, que tanto gosta de comentar os comentários dos outros, continue a ignorar esta opinião.<BR/><BR/>Um sistema de avaliação deve ter como objectivo aumentar a qualidade. Uma empresa não se importa de premiar todos os seus colaboradores porque isso é sinal de sucesso. Uma empresa não cria um sistema de avaliação com o objectivo de gestão de custos, cria é um sistema que aumente resultados. Este sistema faria com que uma empresa falisse por abaixamento de resultados. A analogia com os estudantes é perfeitamente legítima, porque pode ser que com um exemplo mais próximo ao autor do texto ele perceba a questão. E não tenham dúvidas que tudo o que se procura é estrangular a saída. <BR/><BR/>Termino a esclarecer que não sou Professor, ainda que os tenha na família. E também não sou comunista, mas recordo um poema que começa assim: "Primeiro levaram os comunista; mas me importei com isso; eu não era comunista".Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-20844992.post-84221373182383408492008-03-12T04:25:00.000+00:002008-03-12T04:25:00.000+00:00Anónimo, No meu prontuário, a forma escrevido é in...Anónimo, <BR/><BR/>No meu prontuário, a forma <I>escrevido</I> é indicada como correcta. E o prontuário não é assim tão velho quanto isso. <BR/><BR/>Mas estive a passar os olhos pela explicação do Priberam e de facto realça-se o termo em causa. Diz-se que o <I>escrevido</I> é "desaconselhado". Leva-me a pensar que não será, em rigor, incorrecto.<BR/><BR/>Mas obrigado pela dica. Vou procurar mais informação e, se estiver errado, comprometo-me a corrigir a gralha e a dar a mão à palmatória. Escrever num blogue é tramado: somos avaliados até por aqueles que não conhecemos :)Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-20844992.post-81378966362376056402008-03-12T03:47:00.000+00:002008-03-12T03:47:00.000+00:00pedro romanohttp://www.priberam.com/duvidas/duvida...pedro romano<BR/><BR/>http://www.priberam.com/duvidas/duvidas_detalhe.aspx?Id=1049Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-20844992.post-25875222046452214582008-03-12T02:14:00.000+00:002008-03-12T02:14:00.000+00:00«Só uma pequena nota nota final: no parágrafo 9., ...<I>«Só uma pequena nota nota final: no parágrafo 9., retire o "escrevido"... é que o correcto é "escrito"...»</I><BR/><BR/>Olhe que não, Ângela. Uma coisa fica escrita depois de ter sido escrevida. :)<BR/><BR/>É como o morto e o matado. Se eu tivesse matado o meu irmão, ele agora estaria morto (soa mal mas é assim).Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-20844992.post-81553881662395614612008-03-12T00:34:00.000+00:002008-03-12T00:34:00.000+00:00as últimas notícias dizem que a burra já começou a...as últimas notícias dizem que a burra já começou a urinar,para trás, como é normalAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-20844992.post-9213794114623699712008-03-11T23:15:00.000+00:002008-03-11T23:15:00.000+00:00Era bom alguém moderar os comentários.Era bom alguém moderar os comentários.Jorgehttps://www.blogger.com/profile/05100115343744457091noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-20844992.post-23188015293737971652008-03-11T22:19:00.000+00:002008-03-11T22:19:00.000+00:00Anónimo:«Como é que o Pedro Romano reagiria como e...Anónimo:<BR/>«Como é que o Pedro Romano reagiria como estudante se soubesse que estavam a criar um mecanismo para garantir que apenas x% terminassem os seus estudos?»<BR/><BR/>Haja bom senso. Estamos a partir dum sistema em que se avança até ao fim pelo mero decurso do tempo.<BR/><BR/>Não tente comparar isto com os alunos. Os alunos chegam à universidade por mérito! Dentro da universidade, então, vale sobretudo o mérito. E por mérito entenda-se que existem maus, medíocres, bons, muito bons e excelentes. Isso é existir mérito. Claro que uma pauta - um teste escrito - está cotado de 0 a 20 e isso implica uma certa objectividade. Para isso existem as orais. Para isso existem as dissertações. Para separar o joio do trigo.<BR/><BR/>Avançando os docentes na carreira pelo mero decurso do tempo, qualquer sistema de avaliação é melhor do que isso. É uma inevitabilidade. Mesmo que seja um sistema imperfeito, é impossível ser pior!<BR/><BR/>Não fosse a analogia entre alunos e professores extremamente infeliz, a tentativa de comparar o término dos estudos com o topo da carreira é absurdo. Qualquer aluno, desde que estude, é capaz de terminar os estudos. Com que nota? Isso depende do mérito. Existem alunos de 10, 12, 14, 16, 18, etc. Também existem professores maus, medíocres, bons, muito bons e excelentes. Deixam de poder terminar a carreira? Sinceramente, espero que não deixem terminar - ser professor até ao fim da vida -, dado que existe muita procura de emprego e pouca oferta - daí que seja legítimo desejar que apenas os melhores estejam dentro da classe. Mas olhe que o mesmo se passa com os alunos universitários. Se chumbarem X anos (é uma regra relativamente recente), salvo erro 2x o número necessário de anos necessário para terminar o curso - ou seja, aplica-se aos muito maus -, ficam afastados do ensino superior. Não podem terminar os estudos.JLShttps://www.blogger.com/profile/18224757496475168256noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-20844992.post-61470779526867470022008-03-11T22:06:00.000+00:002008-03-11T22:06:00.000+00:00Excelente post.É verdade que os professores nunca ...Excelente post.<BR/><BR/>É verdade que os professores nunca se juntaram, nestes quase 35 anos de liberdade, para procurar um ensino melhor. Uma manifestação deste tamanho cai em descrédito, face ao resto da população, muito por isto. Nunca lutaram pelo melhoramento do ensino/educação. Sempre lutaram, quase sempre pelos sindicatos, e agora em massa contra reformas que os afectam a eles próprios. É sensato questionar a credibilidade e a moralidade de tal manifestação. Se é verdade que sempre se queixaram que estava algo mal, nunca se mexeram. Por isso cai no ridículo um protesto desta dimensão "contra" um regime de avaliação (que, sublinhe-se, perfeito ou imperfeito: é sem qualquer dúvida melhor do que o status quo). Isto que escreve é em linha com o ponto 8.<BR/><BR/>Há um anónimo que se escandaliza com isto: «"(...) reparei que a intenção era criar um mecanismo que obrigasse dois terços dos professores a ficarem a meio da carreira, ainda por cima sem a garantia de que os que iriam ter acesso ao topo da carreira fossem os melhores."»<BR/><BR/>Mas não percebe, como todo o resto da população, que é impossível existirem 100% de excelentes? Não percebe o que significa o mérito? Não percebe que é impossível chegarem todos ao topo da carreira? Claro que é com isso que se pretende mexer. Claro que é com isso que se pretende acabar, de uma vez por todas. Os que merecerem lá chegar, lá chegarão. Está mais do que na hora de afastar os piores: e olhe que há aí muitos professores em lista de espera, muitos recém licenciados, que, não tendo muita experiência, terão uma melhor formação do que muitos que foram para o Ensino por não ser possível outro emprego (ou pelas garantias e segurança que um emprego no Estado sempre deu - acabe-se com isso de uma vez por todas!).<BR/><BR/>Outro anónimo escreve:<BR/><BR/>«O que não percebe é que a rua é o último recurso. Não é na rua que se avançam com propostas. Como pode dizer que uma classe não apresenta proposta?»<BR/><BR/>Diga-me duas coisas:<BR/><BR/>1. Indique-me um link onde a FENPROF propõe um modelo de avaliação alternativo.<BR/>2. Explique-me para que serviu a manifestação, já que a FENPROF se recusa, unilateralmente, a encetar qualquer diálogo pós-'manif'. É por estas e por outras que muitos professores foram verdadeiramente aldrabados. Muitos (é ver as reportagens) diziam apenas que eram contra a avaliação. Contra o quê na avaliação? Contra a avaliação... É a desinformação total, a carneirização total. Mas disto já fala, muito bem, o pedro romano no ponto 7. Deviam ter exigido, já há muito, a demissão dos elementos que constituem a FENPROF. Mas como em qualquer corporação, o status quo é muito bonito, especialmente quando trás verdadeiros luxos, como a garantia de, eventualmente, chegar ao topo da carreira. A garantia de chegar aos 65 anos (até esta legislatura até tinham o privilégio de se reformar bem mais cedo, dependendo do seu trajecto) e ter 2200-2500€ de reforma, independentemente do mérito de toda uma carreira. E repare que nem digo que seja muito ou pouco. Todos recebem, mais ou menos, isso. Nem me importo que os melhores recebam mais. Desde que os piores recebam menos.JLShttps://www.blogger.com/profile/18224757496475168256noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-20844992.post-74532759969034418322008-03-11T19:39:00.000+00:002008-03-11T19:39:00.000+00:00OK avaliar é também apreciar competências e daí de...OK avaliar é também apreciar competências e daí decorre que quem avalia demonstre motivos,argumentos, factos, competências etc,etc.Depois sucedem-se necessáriamente fases de audição,prova,fundamentação e recurso ou contestação.Não existe nada de anormal numa avaliação, quando ao avaliado são garantidos meios de contestar,provar e argumentar.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-20844992.post-17201467819843552942008-03-11T19:35:00.000+00:002008-03-11T19:35:00.000+00:00Tanto barulho por tão pouco. Já nos Anos 90 em Por...Tanto barulho por tão pouco. Já nos Anos 90 em Portugal havia avaliações de quadros e funcionários de diversas categorias e nunca se manifestaram desta forma.O Principio da audiência, o direito a ser ouvido e ver fundamentadas as opiniões, sempre foram um garante para quem era avaliado...Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-20844992.post-3879195447659520632008-03-11T19:32:00.000+00:002008-03-11T19:32:00.000+00:00Não parece o srº Pedro tenha abordado a questão de...Não parece o srº Pedro tenha abordado a questão de forma errda, porém também se trata de uma opinião, que julgo bem argumentada.O bom senso é que tarda em chegar aos intervenientes...Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-20844992.post-21518167539242425642008-03-11T19:00:00.000+00:002008-03-11T19:00:00.000+00:00Chega de filosofar sobrwe nada.Compete aos sros Pr...Chega de filosofar sobrwe nada.Compete aos sros Professores apresentar propostas e ao Ministério estudar as propostas, tudo o mais é conversa fiada e politica suja.O País tem problemas sérios e não parece nem uma manifestação orquestrada nem uma Ministra impulsiva, tenham razões pa~ra clamar vitória...Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-20844992.post-20137272991368813862008-03-11T17:02:00.000+00:002008-03-11T17:02:00.000+00:00O Pedro Romano tem naturalmente direito à sua opin...O Pedro Romano tem naturalmente direito à sua opinião, mas não pode simplesmente distorcer os factos como lhe interessa. Alega que os professores nunca quiseram ser ouvidos senão para manter tudo na mesma. Seria assim uma reacção injusta. Será? <BR/><BR/>O Pedro Romano tem as suas leituras preferidas. É fácil saber quais são. Basta seguir a agenda das suas publicações e ler o que aqui publicou. Nada de errada. Apenas faltará alguma originalidade. <BR/><BR/>Mas leia essas opiniões, mas leia também outras coisas. Leia por exemplo o que disse alguém que fez parte da equipa técnica do Ministério da Educação (ME) encarregada de estudar as mudanças a introduzir na avaliação de desempenho dos professores: "(...) reparei que a intenção era criar um mecanismo que obrigasse dois terços dos professores a ficarem a meio da carreira, ainda por cima sem a garantia de que os que iriam ter acesso ao topo da carreira fossem os melhores.". Percebe agora porque foram tantos em Lisboa? Não foram "estes representantes dos professores", foram os professores representados que foram a Lisboa.<BR/><BR/>Deixo-lhe duas leituras que recomendo. Pode comprovar qual é o objectivo da avaliação proposta. Tudo se resume a criar um mecanismo de controlo de despesa. E isso não é avaliação. <BR/><BR/>Como é que o Pedro Romano reagiria como estudante se soubesse que estavam a criar um mecanismo para garantir que apenas x% terminassem os seus estudos? Tudo para garantir a permanência no ensino superior e respectivas proprinas, ou para que as taxas de desemprego não subissem?<BR/><BR/>É que ninguém duvida da agenda desta avaliação.<BR/><BR/>O Pedro Romano entende que se alguém "inviabiliza que se encontre um meio-termo que satisfaça as duas partes. O diálogo morreu." Na sua opinião quem matou o diálogo?<BR/><BR/><BR/>http://ferrao.org/2008/02/ramiro-marques-avaliao-de-professores.html<BR/><BR/>http://jn.sapo.pt/2008/03/04/nacional/alunos_ser_mais_penalizados_pela_ava.htmlAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-20844992.post-13768144732869648722008-03-11T16:08:00.000+00:002008-03-11T16:08:00.000+00:00Isto é a censura ao contrário feita pelos verdadei...Isto é a censura ao contrário feita pelos verdadeiros "democratas". Um gajo apoia a ministra é logo acusado de ser assessor do governo, chamam-lhe nomes, etc...! Deve ser a isto q chamam asfixiamento democrático!<BR/>Qto a comparações de um governo democrático eleito com maioria absoluta com o velho abutre são de uma ignorância total ou desonestidade intelectual nojenta tal ordem q nem merecem troco! <BR/>Desde quando é q os profs têm de ser ouvidos acerca da avaliação? Alguma vez o patrão pergunta aos empregados se eles estão de acordo com a avaliação implementada? Isso é q era bom!Nunohttps://www.blogger.com/profile/13084212367408666092noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-20844992.post-36076915806797194342008-03-11T15:31:00.000+00:002008-03-11T15:31:00.000+00:00Em parte tem razão, aliás, o artigo do Prof. César...Em parte tem razão, aliás, o artigo do Prof. César das Neves no DN também fala dos males de que enferma esta classe.<BR/>Também eu já falei sobre isto, num blogue amigo (e de professores), e também eu já disse que os professores estão à beira de perder a razão quando deviam/podiam ter posto toda a opinião pública do seu lado. Mas, enfim, os sindicatos também são política e essa tem razões que vão muito além da vida e do bem geral dos professores.<BR/>Só uma pequena nota nota final: no parágrafo 9., retire o "escrevido"... é que o correcto é "escrito"...Ângelahttps://www.blogger.com/profile/04419795805245987495noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-20844992.post-91561417962104631062008-03-11T13:56:00.000+00:002008-03-11T13:56:00.000+00:00Como segundo exercício de provocação não está mal....Como segundo exercício de provocação não está mal. Está até melhor que o anterior. O Pedro Romano está a treinar para provocador. Tudo bem. Até acho que fazem falta. O que não percebe é que a rua é o último recurso. Não é na rua que se avançam com propostas. Como pode dizer que uma classe não apresenta proposta? Desconhece o autismo do ME. Desconhece os insultos ao professores nos últimos 3 anos? Afinal quem não quer negociar? O que o Pedro Romano ainda não percebeu é que os provocadores são úteis. Ou já terá percebido?Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-20844992.post-25635064482366975722008-03-11T13:10:00.000+00:002008-03-11T13:10:00.000+00:00Os professores que temos são um retrato de um país...Os professores que temos são um retrato de um país acomodado que espera que tudo apareça caído do céu.<BR/><BR/>Hoje em dia vai para professor quem não tem média para entrar em outra faculdade ou quem não tem outra alternativa. Raríssimos são os casos daqueles que optam pela carreira docente por se sentirem vocacionados para tal. Não entendo pois não são assim tão mal remunerados e têm uma carga horária de fazer inveja ao comum dos trabalhadores. Para já não se falar num período de férias como mais ninguém tem.<BR/><BR/>Por que reclamam? Faltam condições? Sim é verdade. Existem problemas na colocação dos professores? Sim, é verdade. A avaliação não é feita correctamente? Sim, é verdade. No entanto, quem entrou numa carreira contrariado e sem sentir vocação vai sempe reclamar e sentir-se insatisfeito. Essa é que é a verdade.<BR/><BR/>Ensinar requer talento para tal. A grande maioria dos nossos professores de hoje não têm talento, vocação nem motivação. Por muitos protestos que façam a situação não vai mudar. A mudança tem que começar neles mesmos.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-20844992.post-67938953269069877712008-03-11T12:56:00.000+00:002008-03-11T12:56:00.000+00:00Comentários como o de José Manuel não ajudam em na...Comentários como o de José Manuel não ajudam em nada.<BR/>Concordo com boa parte do post, contudo é um pouco ofensivo e é normal que não seja bem interpretado por muita gente. Principalmente se for um professor a ler.<BR/>Desvalorizar a manifestação e reduzi-la apenas a barulho é claramente errado meu caro Pedro Morgado. Concordo quando dizes que o dialogo é algo que os professores não querem, mas tenho que discordar no ponto da manifestação.<BR/>O clima estabelecido por este governo é insuportavel e o 25 de abril parece um fantasma a pairar no ar.<BR/>O sistema de avaliação é necessário, mas não da maneira que o governo quer.Sérgio Costahttps://www.blogger.com/profile/16937559564206969517noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-20844992.post-88858517225645738462008-03-11T12:54:00.000+00:002008-03-11T12:54:00.000+00:00Caro Pedro RomanoQuem parece que não sabe ler é o ...Caro Pedro Romano<BR/><BR/>Quem parece que não sabe ler é o senhor! Para além de insultar a classe docente, muitos deles ensinaram-lhe a ler e a escrever, também se acha mais iluminado do que os outros que passam por esta avenida!<BR/><BR/>Diga lá a sua profissão que eu arranjo-lhe mil e um exemplos de mau profissionalismo!<BR/><BR/>Já agora, não quer ser professor?Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-20844992.post-46098914500651035952008-03-11T11:31:00.000+00:002008-03-11T11:31:00.000+00:00O ministro da Saúde caiu sem manifestações dos méd...O ministro da Saúde caiu sem manifestações dos médicos. Estes sabem protestar de um modo mais civilizado!<BR/><BR/>Sem barulho.josé manuel fariahttps://www.blogger.com/profile/16310883071357936188noreply@blogger.com